11 de junho de 2017

Poema de amigo

Abertura para Poema de amigo

                                                             Aldy Carvalho



Nossa vida tem muitas incertezas
Que nos deixam por vezes vacilantes
Mas se um ombro amigo nos socorre
Ameniza essas fazes inconstantes
Nessas horas se mede uma amizade
No calor do sofrer desses instantes

É possível no curso desta vida

Que a derrota venha nos alcançar
Com certeza a tristeza virá junto
De conluio para nos açoitar
Mas se um braço fraterno nos acode
Toda dor será fácil de curar

Superar um fracasso, uma derrota
Encontrar um caminho, uma saída
Não  é fácil quando se está sozinho
Mas, no entanto, encontrando mão amiga
Que não vai nosso fardo carregar
Mas um porto seguro em nossa vida


 Poema de amigo
                             Moreira de Acopiara


Eu não posso mostrar-lhe as soluções
Dos problemas que surgem em sua vida,
Mas vou sempre escutar seus argumentos
E pedir que ande de cabeça erguida,
Preservando a humildade, a gentileza,
Inventando um caminho, uma saída.

Eu não posso mudar o seu passado,
Nem prever as surpresas do futuro,
Mas prometo lutar no seu presente
Para que seu andar seja seguro,
O seu sono não seja tão pesado,
E o percurso tranqüilo, ou menos duro.

Seus triunfos, seus êxitos... Não são meus,
Mas, se sei que você está feliz,
Eu me alegro também! Rejuvenesço
Revivendo esse bem que sempre quis.
Não sei muito. Sei pouco. Quase nada!
Mas, me ensine também! Sou aprendiz.

Eu não posso julgar as decisões
Que você precisar tomar com pressa,
Mas eu posso tentar servir de estímulo,
Porque sei que na vida se tropeça.
Posso ainda dizer: “Tente outra vez!”
E ser justo, sem que você me peça.

Eu não posso lhe impor nenhum limite,
Muito menos deter a sua ação;
Eu não posso evitar seu sofrimento
Quando alguém lhe partir o coração,
Mas garanto tentar juntar os cacos
E apontar-lhe uma nova direção.

Eu não posso dizer quem você é,
Muito menos quem deveria ser;
Posso dar meu amor e meus cuidados,
Ser parceiro, ser firme, agradecer...
Ser do bem, ser leal, ser tolerante
E torcer pra ver você crescer.

Eu não posso querer ser o primeiro,
O segundo ou terceiro em sua lista.
Mas desejo dizer: “Sou seu amigo!”
E vibrar ao lembrar essa conquista,
Defender seus direitos e tentar
Não perder (nunca mais) você de vista.

Resposta ao poema de amigo

                               Valdeck de Garanhuns

O amigo é um verdadeiro irmão
que nas curvas cruéis da nossa estrada
ele marca presença em nossa vida
pelejando conosco na jornada
viajando no tempo e no espaço
no escuro e na noite enluarada.
O amigo não bebe o amargor
que contém numa taça de tristeza
mas adoça um pote de ternura
para a gente beber ante a fraqueza
e arranca de nós um riso alegre
nos contando a história da beleza.

O amigo não anda lado a lado
se buscamos caminhos escabrosos
se andarmos incautos pelas trevas
com os falsos amigos mentirosos
mas nos mostra atalhos que nos livra
de cair em abismos perigosos.

O amigo não livra nossa pele
das feridas da nossa inconseqüência
mas coloca remédio em nossas chagas
nos dizendo as vantagens da prudência
e escuta as lamúrias lacrimosas
com ouvidos de amor e paciência.

O amigo não reza a mesma reza
nem se importa se a gente é um cristão
mulçumano, budista, umbandista
se é ateu ou não tem religião,
mas está sempre em pé e sempre à ordem
pra pegar bem seguro em nossa mão.

O verdadeiro amigo não se ausenta
e jamais muda seu comportamento
em momentos de paz e alegria
ou em dias de dor e sofrimento
é presença certeira em nossa vida
é a luz, o aprisco e o alento.

Com certeza irmão, sou seu amigo
se puder sou também sua estrela guia
se você ficar triste eu me entristeço
e me alegro com sua alegria
se escura ficar a sua estrada
eu clareio com o sol do meio dia.

Precisando de mim estou presente
se quiser ficar só, fique à vontade
minha casa é aberta pra você
com dormida, comida e lealdade
e o amor de Jesus Nosso Senhor 
Subscreve a eterna amizade.


Aldy Carvalho é poeta, compositor, cantor/cantador e violonista. Tem dois CDs lançados (Redemoinho e Alforje , este de 2011), participação em cds e trabalhos dos cantores Decio Marques, Deo Lopes; músicas gravadas pelos cantores Maciel Melo, Humbeerto Barbosa, Deo Lopes e Marisa Serrano; Textos publicados em sites de poesias, em 2011 lança o cordel No Reino dos Imbuzeiros e A Ganância de um preguiçoso pela Ed. Luzeiro.

Moreira de Acopiara é poeta, cordelista e palestrante em literatura de cordel (ministra oficinas e palestras de cordel em escolas associações e centros culturais por todo o Brasil) . Tem diversos livros de poemas e cordéis publicados com sucesso de público e critica . É um dos cordelistas atuais mais atuantes.


Valdeck de Garanhuns. Pedagogo, Valdeck é multiartista:  mestre de mamulengo, arte educador, poeta , cordelista, xilogravurista e compositor, tem vários cordéis publicados. Apresenta-se com a arte do mamulengo por todo o país; ministra oficinas de cordel, xilogravura, da arte de bonecos de mamulengo e palestras sobre cultura popular e literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.
Volte sempre!