4 de agosto de 2009

Release



Cantor, compositor, poeta e violonista, beradeiro do Sertão (Petrolina - PE), das barrancas do Rio São Francisco.
"Tive os primeiros contatos com a música através do de meu pai, João Joaquim L. de Carvalho, compositor, que me despertou o gosto pelo universo popular: a prosa, a poesia, a música e o teatro. Informações importantes na minha formação e posterior influência na criação do meu trabalho de compositor e cantor, povoado de xotes, baiões, toadas, martelos, emboladas, modinhas, sagas e fábulas. Um ajuntado de cantigas e imagens, o lirismo do Sertão, das léguas que andei".

Aldy Carvalho, mescla e condensa, de maneira particular, o seu universo de origem, o nordeste. A paisagem nordestina em canções não estereotipadas, resulta um interessante diálogo entre o Sertão, que mistura as mazelas euclidianas, o colorido sonoro de Guimarães Rosa, a alegria farsesca de Ariano Suassuna e o meio urbano, cujo eixo é a temática universalizada de Manuel Bandeira.
Neste contexto, apresenta seu trabalho. "Buscando resgatar os nossos valores culturais releio trabalhos de compositores como Vital Farias, Elomar Figueira Melo e Geraldo Azevedo".

Aldy estudou canto, técnica vocal e leitura rítmica com a prof. Regina de Bôer (SP) e Violão com Luis Carlos dos Santos: violonista, concertista, compositor, arranjador e cantor.
Residente em São Paulo, Aldy tem divulgado seu trabalho em:
Casas de Cultura; Centros culturais como Centro Cultural SP; Biblioteca Mário de Andrade; Anfiteatro da Universidade de São Paulo; Projeto FUNARTE –SP (Sala Guiomar Novaes); Projeto FUNDARPE –PE; Teatro de Santa Isabel em Recife PE; São João em Petrolina – PE dentre outros. Programas de rádios e TVs, tais como: Som Brasil(TV Globo); Viola Minha Viola (TV Cultura); Empório Brasileiro (SBT); Sergio Reis e Luiz Vieira(TV Bandeirantes); Tão Brasil (All TV -TV via Internet); Espaços alternativos, anfiteatros de faculdades, comunidades de bairro; Projeto FUNARTE -SP, gravado pela TV Cultura -SP e exibido em toda rede de TVs educativas do Brasil além de várias apresentações pelo Nordeste e interior paulista.
Tem um CD gravado "REDEMOINHO", com arranjos de Vicente de Paula Salvia (Viché) e participações especiais de Dominguinhos do Acordem, do violoncelista Kubala, do flautista Toninho Carrasqueira, do percussionista Papete, do percussionista e parceiro Nildo Freitas, dentre outros. Músicas gravadas pelos cantores Déo Lopes, Maciel Melo, Humberto Barbosa, Marisa Serrano e participação especial no CD Espelho D'água de Décio Marques e parcerias com o cantor Humberto Barbosa e com o multiartista, Valdeck de Garanhuns.
Recebeu elogiosas críticas da imprensa paulista e de outras regiões do país. (“... É um trabalho diferente do chamado forró, quase sempre vulgar e barulhento demais. Seu canto é sereno, sua voz é limpa, bonita, melodiosa, agradável..."Dirceu Soares-Jornal da Tarde-SP).
"... Sua voz tem timbre original. Seus versos são inspirados, seu jeito natural... é hora de se falar direto ao coração, os bons poetas sabem disso". (Júlio Lerner - Jornalista, produtor e apresentador de programas de rádio e TV de São Paulo)
“Uma das coisas lamentáveis no mundo artístico é que artistas de valor, que fazem os maiores sacrifícios para chegarem ao disco, tenham seus trabalhos esquecidos na batalha da divulgação. Aldy Carvalho é autor de todas as faixas... Todos são temas bem brasileiros das coisas simples que coloca numa forma enternecedora dentro de arranjos perfeitos para a excelente formação que arregimentou”. ( Aramis Millarch – Jornal Estado do Paraná).
Acompanhado do violinista Bá e da percussão de Arthur Carvalho, Aldy continua divulgando seu trabalho e prepara novo CD.

Um comentário:

  1. Meu amigo Aldy Carvalho
    É preciso versejar!
    Em atitude poética
    Capaz de nos libertar,
    Poesia é emoção,
    É vida no coração,
    É água que enche o mar...

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.
Volte sempre!