7 de dezembro de 2011


O cantador, compositor, poeta e violonista petrolinense Aldy Carvalho, estará lançando dia 10/12/11 no Memorial da América Latina, em São Paulo, o romance de cordel No Reino dos Imbuzeiros.
Com ilustrações do também petrolinense Almir de Carvalho, a obra No Reino dos Imbuzeiros, premiada em concurso nacional do MINC - Premio Mais Cultura de Literatura de Cordel Patativa do Assaré -2010, trata dos conflitos humanos, a busca da essência humana, o dilema em saber distinguir o real do irreal, o eterno do transitório, focado no universo mítico do sertão que se manifesta tão universal e transcendente.



Aldy Carvalho, Cantor, compositor, poeta e violonista, das barrancas do Rio São Francisco, (Petrolina -PE), mescla e condensa, de maneira particular, o seu universo de origem, o nordeste. A paisagem nordestina em canções não estereotipadas, resulta um interessante diálogo entre o Sertão, que mistura as mazelas euclidianas, o colorido sonoro de Guimarães Rosa, a alegria farsesca de Ariano Suassuna e o meio urbano, cujo eixo é a temática universalizada de Manuel Bandeira. Neste contexto, apresenta seu trabalho.

"Tive os primeiros contatos com a música através do de meu pai, João Joaquim L. de Carvalho, compositor, que me despertou o gosto pelo universo popular: a prosa, a poesia, a música e o teatro. Informações importantes na minha formação e posterior influência na criação do meu trabalho de compositor e cantor, povoado de xotes, baiões, toadas, martelos, emboladas, toadas, modinhas, sagas e fábulas. Um ajuntado de cantigas e imagens, o lirismo do Sertão, das léguas que andei".


Aldy tem dois cds gravados, o antológico Redemoinho e Alforje, este de 2011, participação especial no CD Espelho D'água de Décio Marques, e nos CD’s da série “Festivais do Brasil”, Vol. 05 e 06 de 2009 e 2010. Músicas gravadas pelos cantores Maciel Melo, Déo Lopes, Humberto Barbosa, MarisaSerrano e pelo compositor, maestro e arranjador paraibano Roberto Araújo (CDPassarada – 2011)
Aldyé membro efetivo da Caravana do Cordel, movimento litero cultural criado em SãoPaulo em 2009 por artistas de diversas regiões do Brasil que, radicados nacidade de São Paulo, buscam promover a literatura de Cordel.
Participou da publicação coletiva ( Editora Luzeiro) de História das Copas do Mundo em Cordel (2010). Em novembro de 2011 tem sua primeira publicação solo em cordel com o lançamento pela Editora Luzeiro A ganância de um Preguiçoso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.
Volte sempre!